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quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Operadora de telefonia versos consumidor

Modem Claro 3G! Velocidade abaixo do contratado e dificuldade de desbloqueio.

Torno publico este relato para que outros consumidores não fiquem na mesma situação em que me encontro, sem internet, por conta dos maus serviços prestados pela operadora claro, quando há um ano e três meses atrás realizei a aquisição de modem 3G, na época era quase uma novidade, pois não havia muito tempo em que o sinal estava disponível em Santa Cruz do Sul.


No entanto quando efetuei a compra do modem, o pacote de serviço contratado foi de 500 Kbps, com download ilimitado, que não atingiu a velocidade contratada, sendo que a melhor velocidade que se conseguiu navegar foi em torno de 250 Kbps quando esteve muito boa, na maioria das tentativas de acesso informava conexão inexistente.


Os telefonemas à operadora foram vários, na verdade perdi a conta de quantos foram na tentativa de solucionar o problema (todos com protocolo de atendimento). Fiz “prints” de todas as telas as quais deram problema e aconselho outros que o façam quando tiver problemas desta natureza, inclusive alguns destes prints, encaminhei a Claro, por e-mail, na tentativa de mostrar o problema e conseguir uma melhor conexão, aumentando a velocidade do modem e ainda evitando as quedas de sinal (neste caso compreensível).


Mas após tantas tentativas em vão, resolvi tentar a portabilidade do modem, pois cansei de pagar por um serviço ineficiente e qual não foi a minha surpresa, pois a claro não realiza por telefone porque não fiz a compra pelo tele vendas, a loja, que alias, fechou, também não realiza, pois é um agente autorizado e não loja própria.

Após tanto jogo de empurra, operadora, loja etc, resolvi consultar a Anatel, pelo número 133, que me informaram o seguinte: ir a uma loja autorizada da operadora, Claro que somente a loja mais próxima fica em Porto Alegre, segundo informações do tele atendimento, onde esta deverá desbloquear sem a cobrança de ônus, porém você deve se deslocar até a mesma, o que gera gastos e por conta do cliente, obviamente.

Porque não pode ser desbloqueado via telefone, se todos os outros serviços após a compra, inclusive configuração, alteração de cadastro são por este meio de contato. Continuando com a informação da Anatel, que me orientou ir a uma loja autorizada, tentar negociar com a operadora, caso não se resolva procurar os meios judiciais legais para resolver a questão. Também me orientou, estando eu de posse do protocolo das solicitações efetuados na operadora, a registrar uma denuncia na Anatel, que gerou um protocolo de atendimento informando a operadora, claro cinco (5) dias úteis para me contatar e apresentar uma solução.


Não é justo com o consumidor que paga por um serviço, não ser bem atendido quando diante de um problema apresentado pelo mesmo, solicita informações à operadora, pois a central eletrônica que te atende, primeiro você percorre um longo menu até chegar à informação que precisa, e ainda o atende fica repassando de um para o outro, onde você é obrigado a esperar por alguns longos minutos, quando a ligação não cai, e você é obrigado a repetir as informações a cada novo atendente que fala com você, caso não queira de indispor.

Existe uma facilidade enorme na hora de realizar a venda e adquirir o serviço, mas quando se trata de cancelamento ou cumprir o que foi acordado e prometido a loja a qual realiza a venda bem como a operadora em questão fica de jogo de empurra, tirando o corpo fora.

Até quando nós consumidores seremos obrigados a conviver com este tipo de situação e total desrespeito, onde as leis e obrigatoriedades são criadas, no entanto não há fiscalização efetiva dos órgãos responsáveis para fazê-las cumprir.

Um comentário:

xico disse...

24 horas após o registro, na Anatel, a operadora fez contato, comprometeu-se a realizar o desbloqueio do modem, e estamos negociando quanto a velocidade!
Aguardamos...

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